FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA: "Tem figurão de Imbituba que a noite toma remédio antidepressivo para dormir, junto com laxante. Por isso que só faz M... numa boa.". Omar Pacheco (Platão da Zimba)


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Costelaço é uma festa municipal?

O grande Costelaço, realizado no último dia 15 de janeiro em Roça Grande, que teve participação do empresário Zalmir Pires e de seu irmão vereador Zeli Pires na organização, é uma festa municipal de Imbituba? Se não é, parece, pois os banheiros químicos foram doados pela prefeitura e as camisetas foram vendidas na Secretaria Regional Sul, em Roça Grande.
O secretário Amilton, popular Alemão, pode até ser grato ao Zalmir que lhe deu a vaga, mas o que as comunidades do Sul querem dele e do Zeli são melhorias nas ruas, melhores condições de vida e que não que percam tempo vendendo camisetas de festas particulares.

Itaú - Opção forçada

Até que ponto a Lei garante que setores públicos tenham o direito de obrigar o servidor público a abrir conta em banco escolhido pelos seus administradores políticos? Confesso que este é um tema que iniciei estudos e que deverei em breve me manifestar. Por enquanto só vou ficar neste comentário e salientar que esta forçada abertura de conta deveria ser apenas “conta salário” mas o Itaú está abrindo conta corrente Universal, do tipo MaxConta Itaú, já que na conta salário o cliente não paga nada e nesta até os saques são cobrados. Basta consultar a tabela de tarifas desta opção de conta e conferir. Afinal de contas, se ela é forçada, não estariam os responsáveis ferindo o artigo quinto da constituição que trata dos direitos de ir e vir do cidadão?

De secretário para secretário
Semana passada, uma troca de e-mail gerou polêmica e acabou por causar constrangimento entre secretários municipais. O controlador geral do município, Jean Fermino, enviou e-mail ao secretário de Turismo, Clésio Costa, ironizando que este nada estava fazendo, somente porque recebeu e-mail de uma turista lhe pedindo contato de alguns hotéis da cidade. Jean deveria ter usado o mesmo tempo que perdeu com a ofensa ao Clésio, respondendo o questionamento da turista. Clésio não gostou e chegou a pensar que fosse perseguição, mas descartou ao saber que foi apenas falta de serviço.

Bandidos e hipócritas
Assim o leitor Beto Gonçalves considerou os responsáveis pelo assassinato, puro e simples, da Baleia Franca que encalhou nas praias do nosso litoral a poucos meses. Segundo ele, uma quadrilha se uniu para camuflar a verdadeira causa da morte da baleia e encobrir os verdadeiros motivos que a levaram a encalhar, em perfeitas condições de saúde. “Seu senso de direção foi totalmente mudado pelo matraquear incessante dos três bate-estacas da empresa Andrade Gutierrez, que promove as obras de ampliação dos berços de atracamento do porto de Imbituba. CADEIA para criminosos é pouco”, finalizou Beto.

Falta competência 1
A assessoria de imprensa da prefeitura de Imbituba tem toda razão quando diz que este ano aconteceu o melhor revellion de todos os tempos e que bateu o recorde de público. Porém, devemos salientar que nos outros jamais alguém foi assassinado. Está provado que organizar um evento desta envergadura não é para qualquer um e Imbituba não tem empresa e pessoas capacitadas para isso. Algumas pessoas estão culpando a secretaria de Turismo pela falta de segurança. É bom que saibam que a secretaria de Turismo foi responsável apenas pela documentação para o pedido da verba e repasse para o organizador. Isso é tão verdadeiro, que os funcionários e o secretário de turismo não puderam entrar no camarote, pois não ganharam as famosas pulseirinhas. De algum tempo para cá estão tratando os nossos eventos de forma amadora. Aguardem a festa do Camarão e Deus queira que tudo dê certo, senão vão acabar sentindo saudades do Evaldo Marcos. Eu já estou com saudades dele.

Falta competência 2
Aproveitando o tema acima, lamento três fatos sobre vários alertas que já fiz nesta coluna. O primeiro é que o povo não acompanha a minha coluna diariamente para ver os alertas que faço. O segundo, é que as autoridades que deveriam tomar providências, fazem pouco caso sobre os meus alertas. E por último é que se esquecem facilmente dos mesmos. Digo isso porque várias vezes alertei sobre a necessidade de fazer certos tipos de eventos em área fechada e com bastante segurança. Outro alerta que já fiz bastante é a necessidade de um trevo e lombadas na entrada da Aguada. Quantos mais terão que morrer para que se faça algo? Espero não ser a próxima vítima. Será que os responsáveis pelo evento do Revellion e pelo trevo não feito na entrada da Aguada dormem tranqüilos? Será que não se sentem culpados pela morte dos jovens Edson e Leonardo? Na condição de jornalista e mesmo avisando e alertando bastante em minha coluna, acho que a imprensa tem um pouco de culpa.

Museu da Baleia fechado em pleno verão
Em pleno verão, quando Imbituba está repleta de visitantes e deveria estar mostrando suas potencialidades turísticas, é incabível que o Museu da Baleia, localizada na praia do Porto e depois de todo investimento feito, tenha fechado suas portas impedindo a visitação.
Ao procurar uma justificativa plausiva para este vexame da minha cidade, fiquei sabendo que os funcionários foram embora por falta de pagamento, já que a Petrobras não está mais repassando a verba que era destinada a este fim. A prefeitura e a secretaria de Turismo precisam tomar providências urgentes, pois o museu pertence a Imbituba e quem ficará mal falada será a cidade. Isso sem contar o abandono do prédio, em que o mato está tomando conta e as paredes carecem de uma pinturinha.