FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA: "Tem figurão de Imbituba que a noite toma remédio antidepressivo para dormir, junto com laxante. Por isso que só faz M... numa boa.". Omar Pacheco (Platão da Zimba)


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Não adianta reclamar do resultado da eleição

Está reclamando do Lula? Do Serra? Da Dilma? Do Zé Dirceu? Do Maluf? Do Arrruda? Do Sarney? Do Collor? Do Renan? Do Palocci? Do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos políticos distritais de Brasília? Do Jucá? Do Kassab? Dos mais 300 picaretas do Congresso? Para quê tanta reclamação, se na hora de votar colocam eles de novo lá?
Enquanto Serra e Dilma fazem de conta que são inimigos e que o próximo pleito será um ringue de luta de Box, o povo brasileiro briga por eles e até se mata. Enquanto isso, eles bebem wisky importado. E o Lula na 51, é claro. Não se espante se a Dilma chamar o Serra para ser ministro da Saúde ou se o Serra chamar a Dilma para a casa Civil. Depois reclamam que o povo brasileiro troca seu voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura. Pudera né? Para votar nestes merdas, um tijolo é muita coisa.

Força política na Zimba

O que mais se ouvia nas rodas políticas, quando se falava em futuro prefeito de Imbituba, era que tudo dependeria do resultado desta eleição. Pura verdade! Como também é verdade que quem tem voto em Imbituba não são os partidos políticos, mas sim os grupos que os formam. Diferente de anos passados em que cada partido tinha uma cota (legenda) fixa. Em Imbituba, vários grupos se destacaram nestas eleições, que por fim, levam para seus partidos os votos cativos. Se mudarem de partido, levam consigo suas forças políticas.
No fim, devido a estes grupos estarem filiados em legendas partidárias, acabam as siglas partidárias levando a fama. Já que é assim e para evitar citar nomes e acabar esquecendo algum, vou continuar este tema falando em partido.
Com o resultado da eleição em Imbituba, nenhuma novidade foi acrescentada no meio político, pois PSDB, PMDB, DEM, PP e PT continuam sendo os partidos que aglutinam os grupos de pessoas mais fortes politicamente. O PDT, PV, PPS, e outros continuam sendo considerados nanicos em Imbituba. É bem verdade que o PDT fez boa votação em Imbituba (3.300), mas graças a candidatura própria de André Igreja (3.010 votos).
A força de um partido (grupo político), como todos sabem, não é vista pelos votos conquistados para presidente, nem para senador e muito menos para governador e deputado federal, mas sim para deputado estadual, onde os cabos eleitorais concentram seus trabalhos. Por isso, classificando por força de trabalho, o PSDB ficou em primeiro lugar ao conquistar 5.058 votos somados para seus candidatos a deputados estaduais e suas legendas. Em segundo vem o PMDB, que conseguiu 4.809, seguido por DEM com 3.450, PP com 2.268 e PT com 1.692.
Resumindo, se você quer saber quem vai ser o futuro prefeito de Imbituba, basta analisar e somar os votos de cada grupo. Veja que eu disse grupo e não partido, pois até lá, os grupos que hoje estão em um partido poderão estar em outro na véspera das eleições, pois vai mandar mesmo é quem tem mais condições financeiras para aglutinar o maior número de grupos fortes e nanicos.

Manoel Martins duvida do monumento

Em entrevista com a miraculada Eluiza e com o Camilo Damázio, da associação dos Peregrinos, na terça-feira passada, o radialista Manoel Martins duvidou que o monumento a Santa Paulina seja construído em Imbituba e não se mostrou muito satisfeito com a caminhada de 210 km realizada todo ano de Nova Trento até Imbituba. Gosto muito do seu Maneca, mas fiquei chateado com ele. Criticou o advogado Almir Martins, dizendo que ele não fez a caminhada e entrou na igreja junto com os caminhantes para fazer média. É bem verdade que Almir só fez o trajeto da entrada da cidade até a igreja, mas é um defensor da caminhada e da palavra de Deus. Maneca! É um erro não defender uma caminhada que faz o mesmo trajeto de Santa Paulina, visitando clínicas de recuperação de drogados e alcoólatras e entrando em hospitais, rezando pela recuperação deles. Nestas clínicas e hospitais, encontramos vários imbitubenses que agradeceram a visita e a força através das orações.

Serra neles
Em conversa com o meu amigo Jerônimo Lopes, este me dizia que em Santa Catarina, 70% é Serra. Quis duvidar, até porque acho que se não é isso, deve estar perto, mas foi neste momento que ele me saiu com uma muito boa. Disse-me ele que em SC 70% é Serra e o restante é planície. É mole?!?!?

Os mais votados
Eleito por São Paulo com 1.353.820 votos, o humorista Tiririca (PR), polêmico por seu slogan de campanha: “vote Tiririca, pior que está não fica”, foi o deputado federal mais votado do Brasil. Com 694.796 votos, o ex-governador do Rio de Janeiro Antony Garotinho (PR) foi o segundo deputado federal mais votado em todo País. Seguido por Gabriel Chalita (PSB), ex-secretário de educação de São Paulo, com 560.022. No Rio Grande do Sul, Manuela d’Avila (PCdoB) foi a quarta deputada federal mais votada do Brasil. A “deputada-musa” recebeu 482.590 votos. A pernambucana Ana Arraes, do PSB, somou 387.581 votos e foi a quinta. O sexto colocado também é do sul do País, do Paraná. Ratinho Jr. (PSC), filho do apresentador Ratinho, obteve 358.924 votos. O sétimo deputado federal mais votado também é de Pernambuco: Eduardo da Fonte (PP) com 330.520 votos.

Ficha limpa
Os candidatos impugnados pela lei Ficha Limpa não tiveram seus votos cadastrados no encerramento das eleições, pois estão sob júdice. Se forem inocentados, como é o caso do Pizzolatti, do PP, quem hoje está na relação de eleito poderá perder a cadeira.

Imbituba não mudou
Há quem diga que antigamente tudo era diferente em Imbituba. Sou obrigado a discordar completamente disso. Nada mudou, exceto o sobrenome. Antigamente tudo aqui era terra dos Catão, conhecida também como sítio dos Catão. Hoje, a situação é a mesma, só saiu o sobrenome Catão e entrou em seu lugar os ....