FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA: "Tem figurão de Imbituba que a noite toma remédio antidepressivo para dormir, junto com laxante. Por isso que só faz M... numa boa.". Omar Pacheco (Platão da Zimba)


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Professor não deve ser omisso

Este mês, o Ministro Castro Meira, relator do STJ – Supremo Tribunal de Justiça considerou o Estado culpado pela agressão física perpetrada por um aluno contra uma professora dentro da escola pública. Segundo o Tribunal, o Estado, através de sua direção da escola, será responsabilizado por omissão e terá que reparar os danos morais sofrido pela professora. Um ex-Promotor Público de Imbituba disse que alguns professores são omissos, pois sofrem agressões e não registram Boletim de Ocorrência contra o aluno. “Estariam bem mais seguros se fizessem isso!”, disse.

Professor as vezes tem que ser omisso
Alguns dados da nota acima não reproduzem com a realidade. Se não denuncia é omisso e se denuncia, sofre com represálias. Digo isso com base em fatos da vida real e acontecido em Imbituba. Uma professora do Henrique Lage, na semana passada, denunciou um aluno de 12 anos na promotoria do município e no Conselho Tutelar porque ele estava fumando maconha no banheiro. O aluno, que veio expulso do Álvaro Catão, ao ser pego ameaçou de morte a professora e o filho dela, também coleguinha de classe. Sem se intimidar, deu seguimento a denúncia. Pasmem! O aluno foi repreendido pelo promotor, teve as orelhas puxadas e voltará para a sala de aula. Já a professora, diante da insegurança e da falta de atitude de quem deveria, não foi trabalhar esta semana e vai sair da escola.

Fora Serra

Os professores universitários da USP – Universidade de São Paulo, consideram um retrocesso as propostas e os métodos políticos da candidatura Serra. Segundo eles, seu histórico como governante preocupa todos que acreditam que os rumos do sistema educacional e a defesa de princípios democráticos seriam vitais ao futuro do país.

Quem são os verdadeiros palhaços

Palhaço agora é sinônimo de elogio, portanto, podem me chamar de deputado. Só não me chamem de Everardo. Vejam só como são as coisas? Eu, que vivia chamando alguns deputados de palhaços, agora vou chamá-los de Tiririca. Mudando de assunto, depois de muito relutar e reclamar, o TRE/SP marcou para o dia 11 de novembro o teste de alfabetização com o deputado federal eleito e humorista Tiririca e o exame será realizado à portas fechadas. Para finalizar, saiba que ele só aceitou fazer o teste, porque garantiram que a correção será feita pelo presidente Lula. É a vida, burro por burro, eu sou mais eles.

Agrotó-CHICO

Com relação a matéria divulgada na semana passada nesta coluna, a respeito da reunião realizada pela prefeitura de Imbituba com os rizicultores e pescadores, a leitora e vereadora de Imaruí, Elina Vieira Roussenq comunicou que em Imaruí os vereadores estão fazendo a parte deles. Segundo a vereadora, foi aprovado projeto de lei que proíbe a colocação de agrotóxicos por aeronaves e já está na câmara um outro projeto de lei para discussão, que obriga o agricultor a adotar o sistema de decantação nas lagoas.

Sacanagem
O ex-ministro do governo Lula, José Dirceu, afirmou nesta segunda-feira a imprensa, que não aceita o que o candidato José Serra fez com ele durante a campanha. “Não posso aceitar o que o José Serra fez comigo. Ele me linchou. E se eu for absolvido no Supremo Tribunal Federal, como é que fica? Ele me colocou como chefe de quadrilha. Eu tenho biografia, não tenho folha corrida”, afirmou.

Cartórios
O Sindicato dos Trabalhadores dos Cartórios da região sul iniciam sua primeira negociação coletiva. Os cerca de 600 profissionais, distribuídos em 92 cartórios - de Imbituba a Passo de Torres – reivindicam 10% de inflação e ganho real; piso de R$ 1.300,00; horas extraordinárias remuneradas com adicional mínimo de 50%, em relação à hora normal; garantia de emprego pré-aposentadoria; plano de saúde para os funcionários entre outras 32 cláusulas. Nada mais justo, já que os donos de cartórios estão enriquecendo da noite para o dia.

Lula é um convencido

O Lula tem que parar de se achar e acabar com este discurso de que ele é o cara. Não foi o Lula quem mudou o Brasil, foi o Brasil que mudou o Lula. Através de nossos votos transformamos um metalúrgico em presidente. Já o eleitor, tinha que tapar os ouvidos para não escutar e nem ver mais as propagandas eleitorais, pois estas, nos davam a impressão que no dia 31 tínhamos que votar em Lula ou FHC.

Prefeituras
Graças à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto, as prefeituras serão obrigadas a ter planos de coleta voltados para a sustentabilidade. Desde lá, cidades procuraram se adequar às novas diretrizes, que priorizam o incentivo à reciclagem e a preservação ambiental. Um fato curioso é que, hoje, o Brasil importa determinados tipos de resíduos, como garrafas PET, para suprir a demanda das empresas de reciclagem por não coletar tanto lixo reciclável quanto poderia, justamente pela falta de políticas públicas para a área.