FRASE DA SEMANA

FRASE DA SEMANA: "Tem figurão de Imbituba que a noite toma remédio antidepressivo para dormir, junto com laxante. Por isso que só faz M... numa boa.". Omar Pacheco (Platão da Zimba)


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Força política na Zimba

O que mais se ouvia nas rodas políticas, quando se falava em futuro prefeito de Imbituba, era que tudo dependeria do resultado desta eleição. Pura verdade! Como também é verdade que quem tem voto em Imbituba não são os partidos políticos, mas sim os grupos que os formam. Diferente de anos passados em que cada partido tinha uma cota (legenda) fixa. Em Imbituba, vários grupos se destacaram nestas eleições, que por fim, levam para seus partidos os votos cativos. Se mudarem de partido, levam consigo suas forças políticas.
No fim, devido a estes grupos estarem filiados em legendas partidárias, acabam as siglas partidárias levando a fama. Já que é assim e para evitar citar nomes e acabar esquecendo algum, vou continuar este tema falando em partido.
Com o resultado da eleição em Imbituba, nenhuma novidade foi acrescentada no meio político, pois PSDB, PMDB, DEM, PP e PT continuam sendo os partidos que aglutinam os grupos de pessoas mais fortes politicamente. O PDT, PV, PPS, e outros continuam sendo considerados nanicos em Imbituba. É bem verdade que o PDT fez boa votação em Imbituba (3.300), mas graças a candidatura própria de André Igreja (3.010 votos).
A força de um partido (grupo político), como todos sabem, não é vista pelos votos conquistados para presidente, nem para senador e muito menos para governador e deputado federal, mas sim para deputado estadual, onde os cabos eleitorais concentram seus trabalhos. Por isso, classificando por força de trabalho, o PSDB ficou em primeiro lugar ao conquistar 5.058 votos somados para seus candidatos a deputados estaduais e suas legendas. Em segundo vem o PMDB, que conseguiu 4.809, seguido por DEM com 3.450, PP com 2.268 e PT com 1.692.
Resumindo, se você quer saber quem vai ser o futuro prefeito de Imbituba, basta analisar e somar os votos de cada grupo. Veja que eu disse grupo e não partido, pois até lá, os grupos que hoje estão em um partido poderão estar em outro na véspera das eleições, pois vai mandar mesmo é quem tem mais condições financeiras para aglutinar o maior número de grupos fortes e nanicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu cometário sobre a nota.